O empreendimento Oldesa Óleo de Dendê Ltda. é uma empresa privada com atuação no mercado há 44 anos no ramo do agronegócio do dendê. Sua atividade essencial é a extração de óleos vegetais obtidos a partir da matéria prima constituída pelos frutos de palma (dendezeiros)
 
A principal sede fabril do empreendimento possui uma extensão total de 10.000 m², estando instalada no município de Nazaré. Região sul do estado da Bahia. Sua planta industrial possui capacidade instalada para processar cerca de 20 toneladas de cachoas de frutos frescos/hora.
 
A unidade industrial agrega produção de uma gama de produtos amplamente comercializados nas empresas dos segmentos alimentícios, lubrificação e graxas.
 
Os produtos oferecidos pela Oldesa ao mercado consumidor são classificados em: Óleo de palma (oleina de palma e óleo de palma), óleo de palma refinado, óleo de palmiste, azeite de dendê Yaô todos obtidos a partir da extração e processamento dos frutos e nozes de dendê.
 
Por ultimo a empresa ainda fabrica o sabão em barra que constitui um coproduto produzido a partir do aproveitamento dos resíduos gerados nas etapas de extração e refinamentos dos óleos supracitados, aproveitando-se os resíduos principalmente a estearina de palma e ácidos graxos que amplamente substituem o tradicional sebo na composição de sabões.
 
No mercado da agroindústria, a Oldesa é uma das empresas de maior destaque no estado da Bahia na produção de oleoginosas na forma de óleos vegetais brutos e refinado.